Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Acmella pusilla (Hook. & Arn.) R.K.Jansen EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 19-03-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie não é endêmica do Brasil, mas, em território nacional, ocorre em uma EOO de apenas 280 Km², em Formações Campestres e Restingas, nos Estados do Paraná e, possivelmente, Rio Grande do Sul. Foram identificadas cinco situações de ameaça, tendo sido considerados os Estados de ocorrência nos quais as ameaças aos campos são recorrentes. O município de Paranaguá, localidade onde a espécie ocorre, teve 50% de suas florestas desmatadas, o que causou o declínio de área e de qualidade de habitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Acmella pusilla (Hook. & Arn.) R.K.Jansen;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Spilanthes stolonifera var. pusilla ;
  • > Spilanthes pusilla ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre na Argentina, Paraguai e Brasil, nos Estados do Paraná e Rio Grande do Sul. É encontrada como invasora no sul dos Estados Unidos (Jansen, 1985; Pillar et al. 2009, Mondin et al. 2010). Altitude: Pillar et al. (2009)

Ecologia

Erva campestre, que ocorre em solos arenosos do pampa e de restingas, geralmente em locais perturbados. Fértil durante o ano todo, polinizado por insetos e dispersado por animais.

Ameaças

1.1.4 Livestock
Severidade high
Detalhes Pillar et al. (2009) identificou como ameaça aos campos naturais (pampas) o excesso de rebanhos.

1.7 Fire
Severidade high
Detalhes Pillar et al. (2009) identificou como ameaça intensa aos campos naturais (pampas) o uso de fogo para manejo de pastagens.

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Observações: Presente na Lista de espécies da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul na categoria "Em perigo" (EN) (CONSEMA-RS, 2002).

Referências

- JANSEN, R.K. The Systematics of Acmella (Asteraceae-Heliantheae). Systematic Botany Monographs, v. 8, p. 1-115, 1985.

- MONDIN, C.A.; MAGENTA, M.; NAKAJIMA, J. Acmella pusilla in Acmella (Asteraceae) in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB103228>.

- TELES, A. M.; LOUEUILLE, B.; HATTORI, E. K. O.; HEIDEN, G.; BATISTA, H. P. ET AL. Asteraceae. Rio de Janeiro: Jardim Botânico do Rio de Janeiro, 2009. 150-173 p.

- PILLAR, V. D. P.; MÜLLER, S. C.; CASTILHOS, Z. M. S.; JACQUES, A. V. A. Campos Sulinos - conservação e uso sustentável da biodiversidade. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2009. 443 p.

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

Como citar

CNCFlora. Acmella pusilla in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Acmella pusilla>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 19/03/2012 - 14:08:23